Clique para falar com um Advogado!!!!!!!!

Icone E-mail [email protected]

Icone Telefone 11 3392-3252

Siga-nos Facebook Instagram Youtube

Home > Blog Hora Extra > Mercado para o advogado trabalhista

O Direito Trabalhista será o terceiro mais demandado no país

Mercado para o advogado trabalhista

O advogado trabalhista é um profissional do Direito que atende aos interesses de empresas e colaboradores.

O advogado trabalhista é um profissional do Direito que atende aos interesses de empresas e colaboradores, de modo a representar o empregador ou os empregados. Ele intervém nas relações de emprego com base na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), atuando em aspectos como rescisões, cálculo de horas extras, pagamento de comissões, férias, entre outros.

Dessa maneira, pode-se dizer que se trata de um advogado trabalhista especializado, com diversas particularidades.

Uma diferença bastante relevante do advogado trabalhista é que ele trabalha com uma justiça específica, do mesmo modo como a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar. Isto é, existe uma Justiça própria voltada às ações trabalhistas, com um conjunto de leis específicas a esse segmento. Assim, o advogado necessita se especializar muito no intuito de interpretá-las da melhor forma possível.

A regra geral da Justiça do Trabalho é que ela se faz mais ágil que a Justiça Comum, uma vez que há uma grande segmentação: atualmente, são 24 regiões e aproximadamente 1.400 varas no Brasil, estando presente em todo o território nacional.

Para se tornar um advogado trabalhista bem-sucedido, é recomendado ingressar em cursos de especialização e atualização, além de manter sempre contato com outros profissionais do segmento. Além disso, deve-se efetuar o cadastro no site do TRT da região em que atua, bem como no site do TST, para receber boletins informativos, pois esse é um meio de se manter informado acerca das resoluções da área.

Fazer parte das comissões da OAB e realizar múltiplos cursos aumentará constantemente o conhecimento do advogado trabalhista.

O advogado trabalhista pode optar por uma especialização para atuar com empresas ou pessoas físicas, no caso, funcionários de empresas. Tem a possibilidade, também, de atuar com ambos ao mesmo tempo. A demanda se faz bastante alta, tanto por parte das empresas que enfrentam processos advindos dos funcionários quanto dos próprios funcionários que processam as empresas.

Segundo o Guia Salarial 2017, da consultoria Robert Half, os salários do advogado trabalhista podem variar entre R$ 3.300,00, em início de carreira, até R$ 16.000,00, para advogado sêniores, no Brasil, em 2016, aumentando até quatro vezes com bonificações.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o Direito Trabalhista será o terceiro mais demandado no país, ficando atrás somente do Direito Tributário e do Direito Cível.